Detalhes da Notícia

Ônibus Lilás e Prefeitura de Padre Marcos levam atendimentos para mulheres do Riacho do Padre

As mulheres do povoado Riacho do Padre, zona rural de  Padre de Marcos receberam na manhã desta quarta-feira, 31, um leque de  atendimentos  ofertados pela Gestão Municipal e pela Unidade móvel ‘Ônibus Lilás’, com o  intuito de melhorar a qualidade de vida e aumentar a proteção à mulher, para  evitar, principalmente, os riscos de violência doméstica.

A ação foi promovida pela Prefeitura, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde e Sindicato dos Trabalhadores Rurais por meio do Governo do Estado, através da Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres. O  “Ônibus Lilás”,  faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e constitui uma das ações do Programa “Mulher, Viver sem Violência”.

Com o tema “Padre Marcos em defesa da mulher”, o evento aconteceu na escola Davi Severiano, quando foram realizados diversos atendimentos de prevenção a violência contra as mulheres.

Na abertura, a secretária de Administração, Thuanny Mikaella,  agradeceu as equipes da saúde educação e assistência social, pelo empenho e colaboração e  falou sobre o objetivo do evento.  “ Essas atividades  tem como objetivo integrar  e ampliar  as ações existentes voltadas as políticas públicas da mulheres em situação de violência, mediante, a articulação de atendimentos especializados no âmbito da saúde, justiça,  segurança pública da rede sócio assistencial e da promoção da autonomia financeira”, destacou.

Thuanny,  que também é assessora da Secretaria de Assistência Social,  ainda enfatizou que a gestão do prefeito Valdinar Silva, é comprometida, e assim como essa,  tem buscado implementar outras  ações que possam garantir através de políticas públicas, serviços e atendimentos voltadas não somente para as mulheres, más  à todos os públicos do município.

Logo após, aconteceu uma palestra educativa  ministrada pela Diretora de Articulação Institucional das Ações Temáticas e integrante da Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas para mulheres,  Josefa Lima, que abordou o tema ‘Violência contra a  mulher: vamos acabar com essa história’, quando explanou sobre os diversos tipos de violência as quais as  mulheres são vitimas, como violência psicológica, sexual, patrimonial, moral, dentre outras. “O machismo ainda é muito presente,  a violência contra a mulher acontece em todos os espaços da sociedade  e todas sujeitas a este risco, por isso a importância de orientar e  trabalhara prevenção”,  disse a Josefa,  que ainda  destacou  a importância de se denunciar qualquer tipo de violência.

Após a palestra, em stands montados pelas Secretarias, foram realizados simultaneamente diversos atendimentos. A Secretaria de Assistência Social, repassou informações sobre os programa sociais, como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada,  quando as mulheres foram orientados  sobre seus direitos.

A Saúde, disponibilizou diversos atendimentos realizados por  uma equipe multiprofissional, onde foram realizados avaliação nutricional,  limpeza de pele e massagem corporal, escovação supervisionada e aplicação de flúor, terapias alternativas, como reik  e a oricular.  Já, a  Secretaria  de Educação montou  uma brinquedoteca, espaço em que as crianças  foram  acolhidos com  atividades lúdicas e educativas.

Foi realizado ainda, uma oficina de geração de renda e relaxamento  para mulheres beneficiadas pelo programa Bolsa Família.  Na parte da tarde aconteceu uma reunião interna no Sindicato do Trabalhadores Rurais, entre a equipe na coordenadoria  e representantes de órgãos e entidades do município, como as Secretarias Municipais, policia, Conselho  Tutelar, Poder Judiciário,  igrejas e controle social.

O ônibus lilás é uma unidade móvel, com estrutura para atender ás mulheres em situação de violência. A ação é uma realização do governo federal, atendendo as reivindicações da Macha da Margaridas, onde criou em 2007, o Fórum Nacional Permanente de Enfrentamento á Violência contra as mulheres do campo e da floresta, que discute, formula  e implementa políticas de enfrentamento da violência contra as mulheres que vivem no campo e na floresta.

 

Fonte: Portal Cidades na Net


02 de Fevereiro de 2018 11:05

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática