Detalhes da Notícia

Oeiras avalia participação no Mais Médicos

O prefeito José Raimundo e a secretária municipal de Saúde, Auridene Freitas, prestaram homenagens e se despediram, nesta segunda-feira, 12, do médico Dennys Barreto Perez. Ele faz parte do Programa Mais Médicos, iniciativa do Governo Federal com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dennys reside em Oeiras desde 2015 e atua na Estratégia Saúde da Família do povoado Contentamento, zona rural do município. Ele e outros médicos cubanos vieram ao Brasil numa missão, para realizarem suas funções durante três anos. Com o período do contrato encerrado, ele retorna à terra natal, onde dará continuar aos seus trabalhos na medicina.

Segundo Auridene Freitas, o Mais Médicos se somou a um conjunto de ações e iniciativas da Secretaria Municipal de Saúde para o fortalecimento da Atenção Básica em Oeiras. “Fizemos a adesão ao programa logo no primeiro ciclo e conseguimos sanar um problema que já vinha de muito tempo, em relação à fixação do profissional médico dentro da Estratégia Saúde da Família, principalmente, naqueles locais de mais difícil acesso, que são as áreas de zona rural. Trabalhamos não apenas com profissionais cubanos, mas também com profissionais brasileiros que ingressam através do Mais Médicos e isso dá uma garantia e uma estabilidade na continuidade dos programas e das ações desenvolvidas no município na área da saúde”, pontua a secretária.

O município de Oeiras aderiu ao programa em 2013 e, atualmente, conta com cinco equipes do Programa Saúde da Família (PSF) vinculadas ao Programa Mais Médicos. “Temos tanto área de zona urbana, quanto áreas de zona rural que fazem parte desse processo. Nessas áreas, comprovadamente, temos um maior número de atendimentos, maior assistência e uma tranquilidade maior em relação à permanência dos profissionais. O contrato de permanência dos profissionais faz com o município tenha segurança em relação à continuação do profissional na área”, diz a gestora.

Auridene destaca, ainda, que os profissionais do programa contribuem para melhorar os serviços de saúde na assistência básica. “Hoje, estamos nos despedimos de mais um profissional do programa, que é o Dr. Dennys Barreto. Ficaremos aguardando um retorno do Ministério da Saúde de como vai ficar essa área. Se o profissional será substituído por outro médico do Mais Médicos, se teremos essa continuidade do programa. Até porque estamos num período de transição à nível de governo nacional e aguardamos a publicação de novas portarias em relação ao programa. Agrademos a contribuição do profissional na região do Contentamento pelo período que ele tão bem exerceu seu papel como médico da Atenção Básica e continuamos no município com as outras equipes do programa”, completa a secretária.

O prefeito José Raimundo comenta que o Mais Médicos possibilita mais assistência médica e interação dos profissionais de saúde com a comunidade, que encontra atendimento médico nas unidades de saúde mais próximas de suas casas. “Agradecemos ao Dr. Dennys pelos serviços prestados à população oeirense em toda a grande região do povoado Contentamento e torcemos pela continuidade do programa”, afirma o prefeito.

Emocionado, o médico Dennys Barreto agradeceu o reconhecimento da gestão municipal. “Sempre me preocupei com a saúde da população e em fazer um bom trabalho. O acolhimento do município foi muito bom”, resume o médico.

Fonte: ascom


13 de Novembro de 2018 11:46

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática