Detalhes da Notícia

Mobilização alerta para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Jaicós

Alunos e professores das escolas da rede estadual, municipal e privada, gestores, servidores municipais e toda a população jaicoense unidos em um só proposito: o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Nesta sexta-feira (18), uma multidão tomou as ruas da centenária cidade de Jaicós, em uma caminhada alusiva ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A caminhada foi promovida pela Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria de Assistência Social, CREAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Tutelar.

A caminhada teve início no Centro de Referência a Assistência Social (CREAS), no bairro Serranópolis. Munidas com faixas e cartazes, centenas de pessoas percorreram diversas ruas da cidade dizendo não à violência sexual contra menores.

Durante o percurso foram realizadas cinco paradas, onde foi refletido sobre a temática. Em cada uma delas, representantes do Conselho Tutelar, da Saúde, do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Câmara Municipal e Pastoral da Criança realizaram apresentações alertando sobre a importância de denunciar e procurar ajuda em casos de violência contra menores, sobre o papel da família, do Conselho e de toda a sociedade.

A caminhada foi encerrada na quadra Geraldo Matos Silveira, Centro da cidade, onde todos se reuniram para acompanhar a palestra ministrada pelo capitão Lindomar Félix dos Santos, comandante da 3° Companhia de Polícia Militar de Jaicós.

O capitão Lindomar Félix, falou sobre a importância da sensibilização da população e dos cuidados com as crianças e adolescentes. “O objetivo dessa caminhada é mobilizar a sociedade jaicoense diante dessa problemática que envolve nossas crianças e adolescentes. É muito importante que cada um se conscientize com relação a esses crimes.  O principal meio de combater esse mal é a prevenção, nós temos que ter muito cuidado com nossos filhos, precisamos estreitar os laços familiares, pois se não acompanharmos nossos filhos eles podem ser aliciados” disse.

O comandante ainda falou sobre os casos na cidade de Jaicós e ressaltou a importância do trabalho em parceria. “Nós tivemos do dia 1° de janeiro de 2017 ao dia 17 maio de 2018, 9 casos de estupro de vulnerável registrados na delegacia de Jaicós. O Conselho Tutelar tem feito um excelente trabalho e é um parceiro muito importante. A Polícia Militar e a Civil tem trabalhado em parceria, porque é muito importante que as instituições se unam, juntamente com a sociedade, em prol de uma causa justa” falou.

O evento foi encerrado com apresentações feitas por alunos da Escola Municipal Líria Alencar, Escolinha Pequeno Polegar, Instituto Kairós, U. Escolar Anísio de Abreu e integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Fonte: Cidades na Net


21 de Maio de 2018 08:21

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática