Detalhes da Notícia

Jonas Moura é aclamado presidente da APPM para o biênio 2019 - 2020

Em Assembleia Extraordinária realizada na manhã desta terça-feira (18), os prefeitos de Água Branca, Jonas Moura, e Santo Inácio do Piauí, Tairo Mesquita, foram aclamados presidente e vice-presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) para o biênio 2019-2020, através da chapa “APPM de Resultados”.

O encontro, que contou com a presença de 115 prefeitos do Estado, foi conduzido pelo presidente da entidade, Gil Carlos, e pelo secretário-geral da instituição e prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel Ribeiro.

Durante a eleição, Jonas Moura agradeceu aos demais prefeitos pelo consenso. "O entendimento foi fundamental. Os prefeitos mostraram grandeza ao abrir mão da disputa e buscar o entendimento. Isso é fundamental, e nossa prioridade é continuar fortalecendo nossa Associação. Demos uma demonstração de inteligência na hora de fazer o consenso, e o trabalho que fizemos, desde o início, foi de unir ainda mais os municipalistas de norte a sul do Piauí", disse.

O presidente da APPM, Gil Carlos, enfatiza que a eleição da APPM fortalece o movimento municipalista piauiense e aumenta a respeitabilidade da entidade perante a sociedade. ”Faz parte do nosso momento frente à presidência da APPM o entendimento de conseguir fazer com que os prefeitos e prefeitas se unissem em torno de uma nova diretoria, sem disputas e divergências, para que assim continuássemos unidos, fortalecendo a instituição que representamos, bem como o municipalismo no estado do Piauí. Os prefeitos compreenderam a importância de mostrarmos o desprendimento do cargo que ocupamos até aqui, e darmos a oportunidade para outro colega que também chega para contribuir com sua experiência e liderança ao movimento municipalista e à própria APPM. Vemos isto como positivo, é um passo que engrandece a instituição, aumenta a respeitabilidade perante a sociedade, aos demais poderes que constituem o Estado e muito nos honra e dá a sensação de dever cumprido. Acreditamos que a diretoria eleita e seus 16 novos membros devem bem representar a instituição e os municípios piauienses, se somando às demais entidades e ao movimento municipalista nacional, para assim chegarmos ao propósito maior que é gerir o recurso público em benefício da sociedade, buscando mais do que nunca o fortalecimento do municípios, através de um novo pacto federativo, para que as municipalidades tenham mais recursos e condições de manter o seu princípio constitucional de autonomia administrativa, política e financeira para bem servir a população”, explica.

Jonas Moura falou, ainda, da necessidade dos prefeitos se sentirem atendidos pela APPM. "Os prefeitos devem se sentir atendidos pela APPM. É importante essa ajuda para a gestão do dia-a-dia. Precisamos atender todos os municípios, em especial os com índice 0.6 - na tabela do Fundo de Participação - que são os menores e os mais necessitados. Eles têm muitas dificuldades para conseguir recursos e nós precisamos criar uma plataforma que os ajude a arrecadar mais. Essa vai ser nossa luta nos próximos anos, vamos trabalhar a equipe técnica da casa para ajudar os municípios a melhorarem suas arrecadações e buscarem recursos e investimentos na esfera federal”, destacou.

Para Tairo Mesquita, vice-presidente na chapa encabeçada por Jonas Moura, o consenso veio para unir a classe e fortalecer a APPM; “Nós entendemos que o entendimento agrega nossa classe. Precisamos estar unidos para reivindicar melhores condições para nossos municípios e consolidar cada dia mais a nossa Associação” conclui.

A posse da nova Diretoria acontece dia 10 de janeiro, a partir das 10h, e deve contar com autoridades de todos os poderes. Até lá, o atual presidente da instituição e prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, continuará à frente da APPM.

Confira formação da Diretoria da APPM para o próximo biênio:

Veja álbum de fotos acessando: www.appm.org.br


18 de Dezembro de 2018 16:20

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática