Detalhes da Notícia

Joaquim Pires realiza o I Fórum Comunitário do Selo Unicef

A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e a Articulação do Selo Unicef, juntamente com a Comissão Intersetorial pelo os Direitos da Criança e Adolescentes, realizou na manhã da última segunda-feira, 27 de agosto, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef Edição: 2017 - 2020. O Fórum Comunitário é uma das ações comprobatórias e importante para a estruturação do município para conseguir a certificação. Na oportunidade, foram discutidos dados importantes através da linha de base disponibilizados pelo Unicef, dados esses que serviram como ponto de partida para discursão do Plano de Ação.

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para Infância voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

O evento iniciou às 8h30 no auditório da Câmara Municipal e contou com a participação de representantes do poder executivo, legislativo e judiciário municipal, além de funcionários públicos, corpo discente da rede pública estadual e municipal de ensino e da sociedade civil organizada. Em seguida, os participantes apreciaram a execução do Hino do Piauí. A apresentação ficou por conta do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, que apresentou um cordel.

Para a articuladora do município, Jucyanne Fortes, os maiores beneficiados com a certificação são as crianças e os adolescentes, que poderão contar com as políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia dos seus direitos.

O palestrante Demontie Venuto, da empresa Vision, apresentou indicadores sociais da linha de base anterior e atualizados. Com base nesses dados, o município irá manter ou melhorar as políticas públicas infanto-juvenil. Após a palestra, foram formados onze eixos onde os articuladores e a população discutiram os problemas e soluções para cada indicador.

O Fórum contou também com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Saúde, Assistência Social e Esportes. Os órgãos vão promover ações para integração social e ampliar o atendimento aos jovens, atingindo assim a meta para conquista do Selo.

O que é o NUCA?

O NUCA é um espaço de discussão sobre temas relacionados às crianças e adolescentes, com o objetivo de apoiá-los no desenvolvimento de suas competências e de contribuir para fortalecer sua capacidade de incidir nas políticas públicas. A formação do Núcleo se consolida também como uma importante etapa para que Joaquim Pires conquiste a aprovação do Selo UNICEF.

 


29 de Agosto de 2018 11:43

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática