Detalhes da Notícia

Jaicós promove manhã de lazer e roda de conversa em alusão ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

A Prefeitura Municipal de Jaicós, através da Secretaria de Assistência Social, promove neste sábado (16), um evento com as famílias atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em alusão ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, comemorado em 12 de junho.

O evento consiste em uma manhã de lazer paras as crianças atendidas pelo programa e uma roda de conversa com as mães e profissionais da Assistência e Saúde. A programação acontece na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

A secretária de Assistência Social, Ana Karoline Meneses, falou do intuito do evento. “Antigamente existia muito trabalho infantil escravo e isso prejudicava muito no ensinamento e aprendizagem das crianças. E a gente precisa ter em mente que criança tem que estudar, brincar. E hoje o evento é voltado para essa reflexão”, disse ela, que ainda desejou um bom evento a todos “Aproveitem, espero que seja um bom evento aos filhos e a vocês também mães” completou.

A assistente social do CREAS, Josy Cristina, falou sobre a realidade do município com relação ao trabalho infantil. “Nosso maior trabalho infantil hoje é com relação ao lixão, existem muitas crianças que frequentam o lixão, nós do CREAS fazemos visitas no local, na casa das famílias, mas nada é resolvido. O que queremos é que toda a sociedade veja com um olhar diferenciado, porque sabemos que lugar de criança é na escola, pedimos que vocês pais priorizem essas crianças na escola” disse.

A assistente social também falou que a pobreza e falta de estrutura familiar são problemas presentes na cidade. “Temos muitas famílias desestruturadas em Jaicós, em extrema pobreza, o que acredito que é o fato maior que leva essas crianças a estarem no lixão. Muitas vezes crianças nos abordam pedindo dinheiro, em alguns casos os pais não sabem, em outros, as crianças são obrigadas a fazer isso por conta da necessidade, por não terem o alimento em casa. Temos famílias desestruturadas, pais que não conseguem mais ter o domínio sobre as crianças” destacou.

Participaram também da roda de conversa, o enfermeiro Kainã Mendes, a coordenadora das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) Valdivia de Araújo Costa.

O prefeito municipal, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite (PSD) e orientadores sociais também estiveram no evento.

Fonte: Cidades na Net


18 de Junho de 2018 08:11

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática