Detalhes da Notícia

Gestão, trabalhadores e usuários discutem melhorias para a saúde de Geminiano

Dando voz à população, a prefeitura de Geminiano, através da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou-se a VI Conferência Municipal de Saúde, um espaço democrático de avaliação da situação de saúde e proposição de diretrizes para a formulação da política de saúde nos três níveis de gestão – municipal, estadual e nacional.

O evento, realizado no auditório da Câmara Municipal, reuniu gestores com o prefeito Erculano Carvalho e o secretário de Saúde, José Genival (GG), o presidente da Câmara, Francisco Antão, trabalhadores da Saúde e usuários do Sistema Único de Saúde.

Em conformidade com o Regimento Interno apresentado pela presidente do Conselho Municipal da Saúde, a enfermeira Melissa Flávia, a Conferência abordou a temática central “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos “Saúde como direito, consolidação dos princípios do SUS e financiamento”, que foram explanados na palestra magna ministrada pelo enfermeiro conferencista, Hamilton Lacerda, subsidiando as discussões nos grupos de trabalhos.

Após a palestra, os participantes se dividiram em grupos para debaterem os eixos propostos, avaliarem a saúde nos seus níveis, de baixa, média e alta complexidade, e elaborarem propostas para implementar as políticas públicas para o setor. As diversas sugestões de cada grupo foram compartilhadas no plenário, analisadas e aprovadas.

Nas propostas aprovadas, os participantes sugeriram a priorização do atendimento e ações preventivas na zona rural, em comunidades de difícil acesso; a efetivação dos repasses federais ao município; a realização de campanhas educativas e orientadoras; convênio de Geminiano com outros municípios para manutenção da casa de apoio em Teresina; implantação de conectividade internet nas UBS de zona urbana e rural, para melhor comunicação e informatização dos profissionais; ações de divulgação e informatização aos usuários e profissionais acerca das ações e serviços ofertados no município.

Ao final, foram eleitos os delegados que representarão o município de Geminiano na etapa estadual da Conferência, que acontecerá em Teresina. No segmento da gestão, foi eleita a enfermeira Melissa Flávia de Sá Luz; no segmento trabalhador da Saúde, Maria das Mercês Sousa Silva; e no segmento dos usuários do SUS, Bruno de Moura Mendonça e Hélio Eugênio de Souza.

O gestor da Saúde, José Genival, falou sobre a importância da Conferência para que a população discuta as melhorias e tenha conhecimento dos seus direitos no SUS. Em entrevista, o secretário GG, como é conhecido, destacou os avanços do setor em pouco de dois anos, citando a equipe multiprofissional.

“Geminiano tem três equipes do PSF e mais quatro médicos contratados, totalizando em sete médicos. Tem três equipes de Saúde Bucal e mais três odontólogos contratados, totalizando em cinco. Temos três fisioterapeutas, nutricionista e outros profissionais à disposição da população aqui no município.”, pontuou.

O secretário anunciou para os próximos meses a inauguração de mais três Unidades Básicas de Saúde nas comunidades rurais Veríssimo, Milhans e Bem-te-vi. “Também estamos licitando mais uma Unidade Básica de Saúde com a academia interna, climatizada e com equipamento profissional para a comunidade Cacimbinha, mais um compromisso que estará sendo cumprido.”, disse, avaliando que “a Saúde do município está muito bem”.

Dentre outros, também estiveram presentes os vereadores Francisco Edson, Genilda Moura e Márcia Vanusa; os secretários municipais Érica Carvalho (de Educação), Mazé Campos (de Planejamento), Maria Helena (de Assistência Social) e Eufrásia Nascimento (de Agricultura).

 


16 de Abril de 2019 09:54

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática