Detalhes da Notícia

Fronteiras inaugura instalações de projeto de reaproveitamento de água na escola

No último sábado, 09, dia em que o município de Fronteiras completou 83 anos de emancipação política, a prefeita Maria José e a secretária de Educação Verônica Ribeiro inauguraram as instalações de um importante e ousado projeto, intitulado de “Sou Guardião da Água”.

A inauguração aconteceu na escola José Aquiles de Sousa – o Sousão, que tem como diretora a professora Marias das Graças, onde o projeto foi desenvolvido. O referido projeto foi idealizado pela professora Inácia Ribeiro, com a colaboração da equipe de profissionais da escola, bem como com a contribuição do Sr. Joel, que tem na sua residência toda uma encanação para captar água da chuva. E contou com o apoio da professora Isaura Calyne.

Já instalado com recursos da gestão da Educação de Fronteiras, a escola já está reaproveitando a água utilizada na pia da cantina, para limpar a escola e vasos sanitários.

No local, foram implantados uma encanação auxiliar, que desvia a água da pia que antes era lançado no esgoto público, lançando-a numa caixa de gordura, onde separa; sólidos, água e gordura. Da caixa de gordura a água que já está separada da gordura e dos sólidos, vai para a caixa de decantação, caixa esta composta de tela1, areia e tela 2 e bomba de sucção, objetivo este reter alguns sólidos que porventura venham junto com a água, em seguida com o auxílio da bomba, a água é lançada num reservatório e tratada com hipoclorito de sódio, de onde é distribuída pela força da gravidade, para encanação que dará acesso a uma torneira e caixa de descarga dos banheiros.

Fonte: Cidades na Net


11 de Junho de 2018 08:34

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática