Detalhes da Notícia

Francisco Macedo promove semana de ações contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Visando prevenir e enfrentar o problema da violência e abuso sexual praticados contra crianças e adolescentes no município de Francisco Macedo, a prefeitura local, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e em parceria com  Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)  e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizaram no período de 15 a 17 de maio, uma semana de ações contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

As ações tiveram início na segunda-feira, (15), com atividades na sede do CRAS e se estendeu durante toda a semana com palestras para os alunos do ensino fundamental, nas Escolas Joaquim Antão de Carvalho que é dirigida pela professora Eliene Ribeiro e na Escola Eleúza Maria de Alencar, que tem como diretor, o professor Lindomar Araújo. Durante as palestras a assistente social Sara Leal e a psicóloga, Leyse Barroso, alertaram os alunos sobre o problema em questão e que a cada dia se torna mais preocupante.

A semana de ações terminou com uma reunião para mais de 200 mães dos alunos das duas escolas. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira, 17, na Igreja Católica de São Francisco. A mobilização marca o Dia Nacional de Luta contra o Abuso Sexual e Exploração de Crianças e Adolescentes, lembrado oficialmente no dia 18 de maio.

A mobilização desta quinta-feira, foi conduzida pela assistente social Carla Lariza.  Durante o evento foi realizado um ciclo de palestras com o presidente do Conselho Tutelar Edvaldo Manoel e a assistente social Sara Leal, com foco no abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, destacando a importância de se denunciar casos, ter atenção ao que as crianças e os adolescentes falam, dando-lhes credibilidade, ter atenção se a criança está com um comportamento diferente, entres outros.

As ações teve total apoio do prefeito Nonato Alencar e do seu vice-prefeito Pereira. A primeira-dama Maria Ivonete Alencar acompanhou também de perto as atividades e se colocou à disposição da sociedade.

“Realizamos esta semana de ações para chamar atenção de toda a comunidade, principalmente neste ano, tivemos uma atenção maior com as mães, chamando –as a discutir sobre a temática. O abuso e a exploração sexual infelizmente já existe em nosso município e não podemos fechar os olhos para estes acontecimentos. Qualquer ato suspeito denuncie. A gestão “União e Trabalho”, preza pela as crianças e adolescentes”, disse a também secretária de Assistência Social.

A assistente social Carla Lariza falou mais das ações, realizadas pela secretaria e fez sua avaliação sobre o evento. “Começamos pelo CRAS, depois pelas escolas, levamos o assunto até as crianças e adolescentes do município, também com as mães da rede municipal de ensino que é onde começa toda a educação é o berço familiar, foi uma semana inteira de atividades. Nossa avaliação é positiva, existiu um choque de realidade nas famílias, algumas pessoas já foram vitimadas. O nosso gestor e nossa secretária, nos apoiaram, vestiram nossa camisa e dão todo aval para toda atividade de combate a exploração e abuso sexual”, finalizou a assistente social.

O presidente do conselho tutela, Edvaldo Macedo, fez os agradeciment0s a todos os participantes do evento e relatando que o objetivo principal da campanha é fortalecer essa movimentação de combate a violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes. E frisa que o principal passo para a sociedade agir contra esse tipo de violência e exploração é sempre procurar denunciar como por exemplo no disque 100, conselho tutelar e polícia militar. “Nesta semana em Francisco Macedo, o conselho tutelar juntamente com a secretaria de assistência social, fizemos várias campanhas, visitamos escolas, reuniões no CRAS sobre a conscientização que todas as crianças e adolescentes devem tomar esse cuidado. Temos uma grande preocupação com relação as crianças, porque vemos um grande índice desses problemas acontecendo em nossa sociedade e não queremos que os nossos passem por esse tipo de transtorno”, destacou Edvaldo Macedo.

A Campanha
O dia 18 de maio foi escolhido como data nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, porque em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, foi vítima de um crime que chocou o país. Ela tinha apenas oito anos de idade quando foi sequestrada, estuprada e morta. O seu corpo, desfigurado por ácido, apareceu em uma movimentada Rua de Vitória (Espírito Santo). O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes busca manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças.

Para denunciar, a vítima pode entrar em contato com um dos serviços especializados como, a Assistência Social o Conselho Tutelar, Polícia Militar, Civil e Federal, o CRAS ou no disque 100 – Direitos Humanos. As denúncias podem ser  feitas no anonimato.

Fonte: Cidades na Net


18 de Maio de 2018 09:09

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática