Detalhes da Notícia

Escola dos Municípios realiza capacitação de gestores

O curso tem como objetivo melhorar a gestão e captação de recursos

A Associação Piauiense de Municípios (APPM), em parceria com a Secretária Estadual de Planejamento (Seplan), realiza mais uma Edição do SICONV ( Sistema  de Convênios) a partir de hoje (21/08) até a próxima quarta-feira (23/08).  O evento acontece no prédio do Tribunal de Contas do Estado, localizado na Avenida Pedro Freitas, número  2100, Zona Sul.  

A abertura do evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (21) e contou com a presença  do secretário estadual de planejamento, Antônio Neto. Na oportunidade, o secretário explicou que o Siconv é um meio essencial para a realização de convênios. “O Siconv é uma ferramenta do Governo Federal, coordenado pelo ministério do planejamento, que faz com que cada estado que queira executar um convênio, tenha primeiro que fazer um planejamento e depois inseri-lo no sistema do siconv”, disse.

O Coordenador de planejamento e articulação da escola dos Municípios, Professor Batista, explica que a escola todos os anos disponibiliza cursos de capacitação aos gestores. “ Esse é o primeiro que estamos  realizando em parceria com a Seplan. O Sicon tem como objetivo capacitar técnicos dos municípios que trabalham na área de projetos, pois sabemos que  a liberação de recursos estaduais e federais são aprovadas através do Siconv e Siscon”, disse.

Os gestores municipais presentes nesse primeiro dia de evento trocaram experiências  com o mestre de planejamento, Raimundo Pereira, responsável por ministrar o curso em todo o interior do estado. "O primeiro modulo consiste na fase de cadastramento da proposta no sistema Siconv. Posteriormente temos a segunda fase que é a execução, onde vai ocorrer a licitação, a contratação, realização de medições e pagamento dos insumos. No último módulo temos a prestação de contas de tudo que foi utilizado para a realização do projeto”, afirma.

O Sistema de Convênios (Siconv) foi criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias de recursos da União firmados com estados, municípios e também com as entidades privadas sem fins lucrativos. Entre as vantagens desta ferramenta está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira.

A Escola dos Municípios, após a conclusão deste primeiro módulo, deve realizar nos meses de setembro e dezembro, as segunda e terceira fases, respectivamente do curso Sincov.   

Ascom APPM


21 de Agosto de 2017 12:43

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática