Detalhes da Notícia

Escola dos Municípios do Piauí já capacitou mais de mil servidores municipais em 2019

Através de um trabalho intenso de articulação, divulgação e promoção, a Escola dos Municípios do Piauí, entidade vinculada à Associação Piauiense de Municípios, já capacitou mais de mil servidores e técnicos municipais somente este ano.

Fundada em 29 de julho de 2008 pelo então presidente da APPM, Nonato Marreiros, a Escola tem buscado se atualizar e disseminar cursos e capacitações informativas em diversos temas que compõem a administração municipal, sobretudo, nas questões mais desafiadoras e imprescindíveis ao bom funcionamento das municipalidades.

Este ano, através de parcerias com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Escola pôde disponibilizar, gratuitamente, cursos para as principais áreas da gestão. O avanço se deu através da articulação do atual presidente da APPM e prefeito de Água Branca, Jonas Moura.

“Uma boa gestão se dá através de vários fatores, mas é importante lembrar que sem a qualificação do corpo técnico municipal, não se consegue fazer uma administração efetiva e de qualidade. Nesse sentido, temos procurado fazer parcerias que contribuam com a APPM, a Escola e os municípios”, pontua Jonas.

Captação de Recursos, Gestão de Pessoas, Controle Interno, O Papel dos Municípios na Rede Socioassitencial, Incremento de Receitas Municipais, Licitações e Contratos, e e-Social – Teoria e Prática foram alguns dos temas abordados em 2019. Durante esse tempo, a Escola buscou ouvir os gestores municipais e montou um calendário voltado às principais necessidades das gestões.

“A Escola dos Municípios, ao longo da sua história, tem buscado ser um braço forte das prefeituras do nosso Estado. Nesse sentido, procuramos levar o conhecimento necessário ao bom funcionamento das gestões através de cursos, seminários e qualificações, e o nosso objetivo é alinhar periodicamente nossa grade de cursos às reais necessidades dos municípios. Vivemos um momento em nosso país no qual a atividade pública enfrenta diversos desafios que englobam as esferas éticas, políticas, técnicas, entre outras, e a valorização do servidor público é cada dia mais necessária”, destaca Marcos Patrício Nogueira, presidente da Escola.

Seguindo seu cronograma de atividades, a Escola dos Municípios disponibiliza, no dia 18 de setembro (quarta-feira) o curso: Gestão da Saúde nos Municípios – Políticas, Financiamento e Instrumento de Planejamento Local, que será ministrado gratuitamente através do CNM Qualifica.

 


11 de Setembro de 2019 12:42

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática