Detalhes da Notícia

Em evento da UNDIME, secretarias municipais de educação discutem estratégias para melhorar do IDEB

Dirigentes municipais de Educação de todo o Piauí estão reunidos, durante esta quinta-feira (20), no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM), discutindo estratégias para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O Vice-presidente da APPM e prefeito de Água Branca, Jonas Moura, participou da abertura do encontro e destacou a importância dos municípios estarem atentos às melhorias na educação.

”Precisamos melhorar o dia-a-dia das gestões, e esse momento é, sem dúvida, de grande importância, devido o melhoramento desse índice depender do nosso esforço. Sou muito favorável a troca de boas práticas, no intuito de favorecer e dar reconhecimento a outros municípios. Para nós da APPM é importantíssimo que o Piauí venha a se destacar e esse é o nosso desejo. Temos que ter metas e alcançar resultados satisfatórios que favoreçam a nossa população. Que aqui vocês possam trocar experiências exitosas e conseguir os resultados para serem multiplicados para todos os municípios do Estado. Assim, vamos fazer uma educação de mais qualidade e com maiores resultados”, explica o gestor.

O IDEB foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a partir dos dados do Censo Escolar, dos Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e da Prova Brasil com o objetivo de acompanhar a evolução da educação e estabelecer o padrão de qualidade definido pelo MEC como meta a ser atingida pelas escolas de todo o País.

“No Piauí, algumas redes municipais se destacam, como a de Teresina, que possui o melhor índice entre as capitais de todo o Brasil. Mas ainda há muitas redes que, apesar das melhorias recentes, ainda precisam avançar mais, incrementar as estratégias utilizadas”, afirma a professora Sidinei Lins, dirigente municipal de Educação de Bom Jesus e presidente da Undime-PI.

A programação do seminário prevê a realização de palestras e mesas redondas sobre o tema, com destaque para palestra ministrada pelo professor Kleber Montezuma dirigente municipal de Educação de Teresina, que abordará o assunto “Gestão de qualidade e melhoria no IDEB”.  Durante o evento, serão apresentadas ainda as experiências exitosas das redes municipais de ensino de Oeiras, Castelo do Piauí e Cocal dos Alves.

Confira a programação:

7:30 – Credenciamento

8:30 – Abertura

9:00 - Palestra: Gestão de qualidade e melhoria no IDEB

Prof. Kleber Montezuma - DME de Teresina

10:00 – Intervalo

10:30 – Mesa Redonda: Caminhos Percorridos para melhor resultado do IDEB

Participantes: Sebastiana Maria Lima Tapety – DME de Oeiras; Idala Soares Nogueira – DME de Castelo; Aurilene Vieira Brito – DME de Cocal dos Alves

12:30 – Intervalo

14h – Palestra: Novo PAR e Prestação de Contas

Hans Kelsen


20 de Dezembro de 2018 12:33

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática