Detalhes da Notícia

Educação inicia segunda fase da Formação em Educação Contextualizada no Semiárido em Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Governo do Estado, iniciou nesta segunda-feira, 28, a segunda etapa do curso de Formação de Professores em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido, que está sendo realizado na Câmara Municipal e se estenderá por toda a semana.

A formação é uma das principais ações do Projeto Viva o Semiárido (PVSA), resultado de um Acordo de Empréstimo firmado entre o Governo do Estado do Piauí e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), com o objetivo geral de contribuir para a redução da pobreza e dos níveis de extrema pobreza da população rural do semiárido piauiense por meio do incremento das atividades produtivas predominantes e do fortalecimento organizacional dos produtores rurais.

Participaram da abertura da formação os secretários (as) municipais Anazilda de Jesus (Educação), Gilson Oliveira (de Agricultura) e Zefinha de Belchior (Cultura); a Coordenadora Geral da ECSA da Seduc, Mirian  Medeiros Silva; o Coordenador Regional do Viva o Semiárido, José Manoel de Oliveira (Zezé Oliveira); os  vereadores (as)  Martinho de Belchior e Janaína Ramos, diretores e professores  de escolas da zona rural que participam do projeto e representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores  (MPA).

Na abertura, a Secretária Municipal de Educação, Anazilda de Jesus, deu as boas vindas e desejou aos participantes uma formação proveitosa. “O projeto nos traz um importante reforço para trabalhar a educação  do campo, então, participem ativamente dos grupos de estudo para que possamos desenvolver o nosso semiárido,   e que os  resultados venham a se vislumbrar no cenário da nossa educação”, disse.

Após a abertura, foram realizadas duas apresentações, a primeira, com alunos da escola Antônio Ferreira de Oliveira, que encenaram a história de ‘Zeca Tatu: a ressurreição’, e a  outra,  uma apresentação do músico local Celso Sanfoneiro, revivendo Luiz Gonzaga.

De acordo com a coordenadora geral da ECSA da Seduc, Mirian  Medeiros Silva, que está ministrado a formação, a capacitação é focada em cinco temas: Percurso de estudo pelo semiárido brasileiro e piauiense; fundamentos, conceitos e estrutura da educação do campo; fundamentos, conceitos e o significado de uma educação contextualizada no  semiárido; pedagogia da alternância e gestão democrática e de projetos.

“O grande  objetivo  é fazer com as pessoas aprendam a gostar  do seu lugar, compreendam o valor de sua cultura e não tenha vontade de migrar. Precisam reconhecer  a importância do que é esse meio que temos no Piauí, chamado semiárido, e que não tenham vontade de sair dele, que  aprendam que dá para desenvolver tecnologias adaptadas ao lugar. E é esse o contexto, plantar essas questões no processo de educação, convencer professores  para que levem isso para os seus alunos,  que formarão gerações com o sentimento  de pertencimento, de compreensão,  de que esse é um lugar  que a gente pode viver  e produzir”, disse.

O coordenador regional do Viva o Semiárido, Zezé Oliveira, falou da importância da ação no município. “O projeto Viva o Semiárido já foi lançado em Campo Grande, hoje estamos trazendo a capacitação de professores/educadores. O projeto Viva o Semiárido visa fortalecer o sistema organizativo, o sistema produtivo de convivência com o semiárido, onde a convivência nos levar a acreditar que o semiárido é uma região muita rica”, disse.

Participam da formação, trinta educadores de três escolas rurais do município: da Rede Municipal de Ensino, participam professores da escola Belchior Barbosa da Silva, localizada no povoado Carnaíba e da escola Antônio Ferreira de Oliveira, localizada no povoado Canela de Velho; da Rede Estadual de Ensino, participam professores da escola João José Ramos, no povoado Km 80.

Fonte: CG Notícias 


30 de Maio de 2018 08:11

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática