Detalhes da Notícia

Educação de Patos realiza dia ‘D’ Municipal de discussão sobre a BNCC

A Prefeitura Municipal de Patos do Piauí, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta sexta-feira,01, no auditório do CRAS, o dia ‘D’ Municipal de Discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular-BNCC.

Voltada para a mobilização em torno da BNCC da Educação infantil e do Ensino Fundamental, a ação reuniu professores da rede municipal, representantes de escolas estadual e particular, além de autoridades, onde será exposto a estrutura e as competências do contexto.

Segundo a secretária de Educação, Penha Veloso,  é um   dia de discussão e mobilização em torno da BNCC que é um documento referencial, para construção do Currículo Municipal.  “A BNCC, é um referencial que diz o que o aluno deve aprender, mas será elaborado por nós professores  e gestores escolares,  de forma a garantir  que as especificidades regionais e  locais  sejam  inseridas”, disse Penha, que  informou, também,   que a partir do dia ‘D’, serão formadas comissões para a construção do Currículo, e após a elaboração do documento, ele será encaminhado à Câmara Municipal  para aprovação.

O prefeito Agenilson Dias falou sobre a importância da elaboração do documento. “ A base é uma só, más as estratégias para o currículo, cada município vai elaborar as suas dentro da suas peculiaridades e, é um ganho para nossa educação,  onde serão  discutidos  as questões e criado estratégias que nortearão  o ensino aprendizagem”, frisou.

De acordo com o professor Walmir Gabriel, a participação dos educadores é importante.  “O Currículo precisa ser construindo e ninguém melhor que nós profissionais da educação  traçando  aquilo que devemos trabalhar  com a alunos.  A BNCC  diz que aluno tem que aprender isso,  como é que vai fazer para que aquela aprendizagem realmente se concretize, somos nós que vamos dizer, pois sabemos quais as dificuldades  e os desafios da sala de aula”,  disse.

O evento que aconteceu durante todo o dia,  ministrado pelo professor Walmir Gabriel, onde foi  dividido  em cinco atividades voltadas as discussão  da temática.  Dentre elas,   a BNCC   e a nosso rede\escola, que cidadãos queremos formar?,  a proposta  de formação da BNCC: as 10 competências no contexto da escola, como compartilhar informações da BNCC?  e ao final apresentação de relatos dos professores sobre os  o que aprenderam.

Estiveram presentes também, a primeira dama e secretária de Saúde, Edvânia Pires, a Pretinha, o secretário de Finanças, Iranildo Carvalho, os vereadores, José Hélio, o Helinho,  Adalberto Lopes, Antônio Rufino, o Tonhão, além de professores, diretores, coordenadores  e representantes do  Conselho Municipal de Educação e Fórum Municipal de Educação, entre outros.

Fonte: Cidades na Net


04 de Junho de 2018 13:03

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática