Detalhes da Notícia

Com público expressivo, APPM encerra Seminário eSocial para os Municípios Piauienses

A APPM, através da Escola dos Municípios do Piauí, concluiu, no final da manhã desta quarta-feira (28), o Seminário eSocial para os Municípios Piauienses. Com carga horária de 16h, participaram da capacitação 90 municípios, representados por 220 servidores municipais e contadores.

O eSocial é um novo sistema de registro, elaborado pelo Governo Federal, para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores. De forma padronizada e simplificada, o novo eSocial vai reduzir custos e tempo da área contábil do setor público e privado na hora de executar 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. 

Para o perito e contador, Antônio Gomes das Neves, que foi um dos palestrantes do evento, o eSocial chega para dinamizar as administrações públicas e privadas.

“Por lei, o eSocial será obrigatório. A grande importância para as administrações municipais é que elas vão poder ter o controle de suas ações. A preocupação nesse momento, com relação a administração de pessoal dos municípios, é a gestão montar uma estrutura capaz atender as exigências do eSocial, para se poder cumprir o que ele pretende. Esse sistema é unificado, podendo encaminhar informações importantes para quatro órgãos simultaneamente, que são eles: Ministério do Trabalho, Receita Federal, INSS e Caixa Econômica. Esse sistema chega para dinamizar administrações públicas e privadas”, destaca.

A principal vantagem para o trabalhador será a maior garantia em relação à efetivação de seus direitos trabalhistas e previdenciários e à maior transparência referente às informações de seus contratos de trabalho.

Através do eSocial, serão também registradas todas as informações relativas aos pagamentos efetuados ao trabalhador, assim como as informações referentes à sua condição de trabalho, tais como as características do local que desempenha suas funções e os tipos de riscos aos quais está exposto.

 


28 de Novembro de 2018 13:46

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática