Detalhes da Notícia

Carreta de combate a Hanseníase chega a Picos nesta segunda-feira (21)

A Carreta da Saúde “Ponto Final na Hanseníase” estará em Picos nos dias 21 e 22 de maio, no centro da cidade, na praça Josino Ferreira, onde irá promover consultas e exames gratuitos, para reforçar o processo de diagnóstico e tratamento da hanseníase.

Carreta da Saúde

Com um número menor de casos relacionado ao ano passado, o coordenador Municipal de Controle à Hanseníase, Gilberto Valentim, afirma que houve uma diminuição da doença apenas no primeiro trimestre.

“Observamos que os casos baixaram. Só no primeiro trimestre do ano passado, tivemos um aumento de 7% e esse ano, nós tivemos uma diminuição de 4%. Então isso nos deixa contente, pois estamos vendo que essa nossa estratégia está dando certo”. Concluiu.

A Carreta da Saúde, Ponto Final na Hanseníase, é uma iniciativa do Ministério da Saúde, e tem com o objetivo amenizar a doença. A carreta chega a Picos, por receber casos de regiões vizinhas,  se tornando um local com grande número de casos.

Hanseníase é uma doença que pode ser combatida. Para isso, a Coordenação de Controle da Hanseníase atua no diagnóstico e tratamento, através das Estratégias de Saúde da Família, nas Unidades Básicas de Saúde, e na sede do Posto de Assistência Médica (PAM), na Rua Sitonho Dantas, número 590, no bairro Catavento.

Segundo Gilberto Valetim, Manchas esbranquiçadas e avermelhadas na pele, dormência, pele ressecada, sensação de formigamento nas mãos nos pés, dores nos nervos dos braços e pernas, são os principais sintomas da Hanseníase.

Fonte: CG Noticias


21 de Maio de 2018 09:00

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática