(86) 2107-7900 / 2107-7919   

Câmara Setorial de Turismo discute ações para o crescimento do setor no estado

A Câmara Setorial de Turismo do Piauí realizou, nesta terça-feira (12), uma reunião na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM) para tratar sobre ações que visam o desenvolvimento e crescimento do turismo no estado.  O encontro contou com a presença de representantes da APPM, Fundação CEPRO, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Secretaria Municipal de Planejamento de Coordenação (Semplan), Secretaria de Governo (Segov) e Prefeitura Municipal de Nazária que discutiram sobre a pauta a apresentação da minuta de Lei de Incentivo Fiscal, a ser encaminhada à Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ). 

O Presidente da Câmara Setorial, Ehrlich Cordão, falou sobre a importância do incentivo de ICMS na sugestão e apresentação de proposições que fortaleçam a atividade do estado.

“Na reunião discutimos sobre o incentivo de ICMS que estamos pedindo ao governo do estado e o para o querosene de aviação civil. O primeiro visa favorecer e ajudar os empresários do setor de eventos, hotelaria, bares e restaurantes, para que eles possam ter um estímulo em produtos adquiridos em nosso estado, e com isso, diminuir tarifas para termos mais competitividade no mercado nacional e atrair mais investimentos no setor do turismo e eventos para nosso estado. Em relação ao ICMS da aviação civil, a nossa proposta é que mais companhias aéreas pousem em Teresina, dessa forma, iríamos aumentar o número de voos e consequentemente a demanda de turistas no estado”, afirma Ehrlich Cordão.

O presidente ainda destacou a formação de uma comissão para finalização do projeto. “O governador já se mostrou favorável a essa redução, agora estamos formando uma comissão para finalizar esse projeto de Lei e levar ao Secretário de Fazenda para que ele veja os números que estamos propondo. São 5% de redução do ICMS para a questão da aviação civil e 7% para compras de incentivo fiscal. Se aprovado, encaminharemos o projeto através do secretário de turismo, Flávio Nogueira, para Assembleia Legislativa”, concluiu.

O encontro ainda abordou pontos como a entrada da Câmara Setorial de Turismo no Conselho Municipal de Turismo de Teresina e apresentação dos objetivos da Câmara Setorial de Turismo a prefeitos do Polo Teresina.

Fonte: Ascom APPM