Detalhes da Notícia

Caldeirão Grande realiza Desfile Cívico e abertura dos Jogos da Independência

 

Os 197 anos de independência do Brasil foram comemorados na cidade de Caldeirão Grande do Piauí, com um desfile cívico e a abertura da XVI edição dos Jogos da Independência, realizados pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, neste sábado, 7 de setembro.

O desfile, que contou com a participação de alunos das Unidades Escolares José Rodrigues Damasceno e Senador Dirceu Mendes Arcoverde, da Loja Maçônica Mestre Chico Abílio, banda Álvaro Campos e Banda Marcial Maria de Ó, percorreu as principais ruas da cidade.

Com uma parada em frente à Igreja Matriz, foi realizado um ato público conduzido pela Loja Maçônica Mestre Chico Abílio, durante o qual foi realizado o hasteamento das bandeiras, entoação do Hino Nacional Brasileiro e apresentação sobre a história da independência.

O desfile seguiu até a Quadra Poliesportiva, onde aconteceu a cerimônia de abertura dos jogos, que contou com apresentações com os alunos e bandas e os primeiros jogos da competição escolar.

Os Jogos da Independência seguem até o dia 9 de setembro, com competições nas categorias masculina e feminina. O evento tem o objetivo de sensibilizar os educandos para a importância da prática esportiva, desenvolvendo-os nos âmbitos capazes de criar suportes que elevem a liberdade de expressão, mostrando suas habilidades com equilíbrio, ética, saúde, respeito mútuo e conhecimento dos seus próprios limites, podendo assim reconhecer os princípios democráticos, que oriente uma educação escolar comprometida com a cidadania.

O prefeito João Vianney, agradeceu a todos que colaboraram para a realização dos eventos. “Gostaria de parabenizar as equipes das escolas pelo empenho em realizar o XVI Jogo da Independência, pelas apresentações e pelo desfile. Agradeço a banda por mais uma vez estar nos honrando com essa parceria, que já vem de muitos anos. Agradeço em especial a Banda Marcial Maria do Ò, que também veio abrilhantar nosso evento. Meu obrigado a todos os integrantes da maçonaria pelo grande apoio. Agradeço aos professores, atletas, pais e toda a comunidade”, disse.

O gestor ainda falou do compromisso da gestão com os estudantes, o esporte e desejou bons jogos aos atletas. “Quero aqui reafirmar nosso apoio e compromisso com os estudantes, com os atletas, o esporte, principalmente para nossas crianças e adolescentes. Que nossos adolescentes busquem ser bons alunos, que a escola, a educação, seja o alicerce. Desejo que todos que vão participar joguem com espirito coletivo, pois todos aqui serão ganhadores. Deus abençoe aos atletas e professores” destacou.

Isabel Antônia de Araújo, Coordenadora da Escola José Rodrigues Damasceno, disse que os jogos contam com envolvimento de cerca de 130 alunos. “Os jogos tem o envolvimento de todas as crianças e adolescentes e eles ficam muito empolgados com o evento. Cerca de 130 crianças e adolescentes participam e fazemos a entrega de premiações em medalhas para o primeiro, segundo e terceiro lugar”, disse.

Ela também falou da importância da realização do desfile cívico. “Sempre na abertura dos jogos realizamos o desfile com os atletas, pois é importante mostrar para eles a importância dessa data, da independência não só do país, mas nossa, da educação e também a deles, que eles sejam capazes de se tornarem adultos independentes, capazes de entender, pensar e serem críticos”, falou.

Ascom.

 

 


09 de Setembro de 2019 10:31

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática