Detalhes da Notícia

APPM sedia reunião de municípios contemplados no Projeto Rondon

No período de 23 a 29 de setembro, a Coordenação do Projeto Rondon e os professores rondonistas estarão no estado do Piauí para a viagem precursora da Operação “Parnaíba”. Nessa etapa do processo, os professores receberão diversas orientações e irão aos municípios em que trabalharão durante a operação para conversar com os prefeitos, secretários municipais e as lideranças locais, com o objetivo principal de fazer os ajustes necessários em suas propostas, buscando atender as reais necessidades do município. Na ocasião, também irão verificar onde serão os alojamentos, detalhes sobre a alimentação e locais onde serão realizadas as oficinas durante a Operação que acontecerá em janeiro de 2019.

Nesse sentido, estão sendo convocados os prefeitos das referidas cidades, juntamente com suas equipes técnicas, para dia 24 de setembro, a partir das 9h, se reunirem na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM). A reunião contará com a presença dos professores-coordenadores e da Coordenação do Projeto Rondon / Ministério da Defesa.

O nome da operação, que homenageia o rio Parnaíba, um dos mais importantes para o estado, será realizada entre 18 de janeiro a 3 de fevereiro de 2019 e contemplará 15 municípios piauienses, tendo como Centro Regional a capital Teresina. Serão mais de 300 rondonistas, dentre professores e alunos oriundos de diversas instituições de ensino superior do país.

Nessa etapa, o município receberá 20 voluntários de duas Instituições de Ensino Superior (IES), distribuídos da seguinte forma:

Município

IES Participantes

AMARANTE - PI

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS MEDIANEIRA - UTFPR

ÁGUA BRANCA - PI

CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO – UNIFSA

CENTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA – CBENC/FINOM

BOA HORA - PI

FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DE RIBEIRÃO PRETO - USP - FCFRP/USP
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS RIO POMBA - IFSEMG - RIO POMBA

BOQUEIRÃO DO PIAUÍ - PI

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS - UNIPAM
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA - UNIUV

CABECEIRAS DO PIAUÍ - PI

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO/ ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO - USP/EERP
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ

CASTELO DO PIAUÍ - PI

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM
ESCOLA DE GOVERNO PROFESSOR PAULO NEVES DE CARVALHO - FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO - EG-FJP

JATOBÁ DO PIAUÍ - PI

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - UFJF
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI

MATIAS OLÍMPIO - PI

FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSE DO RIO PRETO - FAMERP
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - UFTM

MORRO DO CHAPÉU DO PIAUÍ - PI

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO - UPF
FUNDAÇÃO HERMINIO OMETTO - UNIARARAS

NOSSA SENHORA DE NAZARÉ - PI

FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE ARAÇATUBA - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO - FOA-UNESP
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS

NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS - PI

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - UFV

NOVO SANTO ANTÔNIO - PI

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE - UFCSPA
UNIVERSIDADE SANTA CECILIA - UNISANTA

PORTO - PI

FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ - FMJ
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS

REGENERAÇÃO - PI

UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA - UNICRUZ
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ - UNIARAXÁ

SÃO MIGUEL DO TAPUIO - PI

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI - UFSJ
CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE DO RIO DE JANEIRO - LA SALLE RJ

Ainda participará da Operação uma equipe de Comunicação Social da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, que tem o objetivo de divulgar as atividades desenvolvidas pelas demais equipes, dando maior visibilidade as ações sociais realizadas pelos rondonistas e divulgando o Projeto Rondon como ferramenta de integração nacional.

Dentre os municípios selecionados, alguns já receberam o Projeto Rondon pela Operação Grão-Pará em 2008: Boa Hora, Boqueirão, Cabeceiras do Piauí, Morro do Chapéu do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios e Porto – pela operação Zabelê em 2011: Amarante, Castelo do Piauí, Matias Olímpio, Regeneração, São Miguel do Tapuio e pela Operação Velho Monge em 2014: Água Branca.

Durante a operação, os rondonistas realizarão diversas atividades sobre os temas de comunicação, saúde, cultura, educação, meio ambiente, trabalho, tecnologia, produção, direitos humanos e justiça. Os estudantes trabalharão, prioritariamente, com agentes multiplicadores, tais como funcionários das prefeituras, professores, agentes de saúde e lideranças locais, o que permitirá maior retenção e disseminação dos conhecimentos a serem transmitidos por eles.

Conduzirão, ainda, gincanas culturais, palestras sobre direitos do cidadão, das mulheres e das crianças e adolescentes e oficinas sobre construção de banheiro ecológico, educação ambiental, descarte de óleo de cozinha, tudo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.

Assim, 312 estudantes e professores universitários, de 31 IES trocarão o período de férias escolares pela chance de realizar, de forma voluntária, ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar de comunidades carentes, promovendo o desenvolvimento social e a melhoria na qualidade de vida em municípios do estado do Piauí por intermédio de ações que visam o intercâmbio de conhecimento entre as comunidades, estudantes e professores universitários.

O estado do Piauí já recebeu o Projeto Rondon outras 4 vezes, conforme o quadro abaixo:

ANO

OPERAÇÃO

MUNICÍPIOS PIAUIENSES PARTICIPANTES

2008

Grão-Pará (Piauí)

Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Cabeceiras do Piauí, Campo Largo do Piauí, Capitão de Campos, Domingos Mourão, Joaquim Pires, Madeiro, Morro do Chapéu, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Pedro II, Porto.

2011

Zabelê

Amarante, Batalha, Castelo do Piauí, Cocal, Elesbão Veloso, Esperantina, Francisco Santos, Fronteiras, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Itainópolis, Jaicós, Matias Olímpio, Miguel Alves, Picos, Pimenteiras, Pio IX, Regeneração, São Miguel do Tapuio, Valença do Piauí.

2013

Canudos

Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, Jacobina do Piauí, Patos do Piauí, Paulistana, Queimada Nova, São João do Piauí, São Raimundo Nonato.

2014

Velho Monge

Água Branca, Alto Longá, Buriti dos Lopes, Guadalupe, Ilha Grande, Luzilândia, Murici dos Portelas, Nazaré do Piauí, Palmeirais, Piracuruca, São João do Arraial, São Pedro do Piauí, Sigefredo Pacheco.

As IES do Piauí que irão participar da Operação Parnaíba são: Centro Universitário Santo Agostinho - UNIFSA e a Universidade Federal do Piauí - UFPI, sendo que a UFPI já participou da Operação Centro Norte – Goiás em 2009.

Fonte: Ascom Projeto Rondon.

 

 

 

 

 


18 de Setembro de 2018 12:50

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática