Detalhes da Notícia

APPM e Seplan reforçam parceria para capacitação de gestores

A parceria viabiliza capacitação no Siconv

 

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APMP), prefeito Jonas Moura, recebeu, nesta quarta-feira (17), o superintendente de Gestão de Projetos da Secretaria do Planejamento do Piauí (Seplan), Nuno Bernardes, e o diretor de Gestão e Parcerias da Seplan, Marcos Guilherme, para tratar sobre a parceria entre os dois órgãos que viabiliza a capacitação em Sistema de Convênios de Ministério do Planejamento (Siconv) para os gestores municipais.

A parceria entre APPM e Seplan visa melhorar o acesso, pelos municípios, à Rede Siconv, responsável pelo desenvolvimento e operacionalização de ações voltadas aos processos de gestão das transferências da União, realizadas por meio de convênios, contratos de repasse e termos de parceria. Na visão de Jonas Moura, a capacitação dos servidores municipais é de grande relevância para garantir a liberação de recursos para os municípios.

“Trata-se de uma importante iniciativa que auxilia os gestores na qualificação para gestão adequada do Sistema, capacitando para elaboração de projetos, execução e prestação de contas, de modo a assegurar o máximo de recursos”, pontua o presidente da APPM. O superintendente Nuno Bernardes observa que, no âmbito do Estado, entre 30% e 40% de emendas são perdidas, por falta de projetos nas diversas áreas do desenvolvimento social.

“O próximo passo dessa parceria é retomar a agenda de capacitações, para que os municípios possam apresentar projetos. Estamos articulando a melhor forma de viabilizar o acesso dos gestores, disponibilizando a capacitação na capital, mas, também, estudando se é viável levar para os municípios polos regionais”, explica Nuno. A reunião contou com a participação de representantes da Escola de Municípios do Piauí, responsável pela execução de capacitações na APPM.

Ainda no encontro, as entidades trataram parceria para que a APPM tenha acesso e colabore com a formação de banco de consolidado de projetos, gerenciado e monitorado pela Seplan, voltado para o cadastro de propostas dos municípios nas áreas de desenvolvimento, como saúde, educação, infraestrutura, assistência social, entre outras. O banco de projetos busca gerenciar e monitorar a execução dos projetos, garantindo, assim, mais investimentos para os municípios.


17 de Julho de 2019 12:47

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática