Detalhes da Notícia

APPM e SEPLAN concluem 2° módulo de capacitação em SICONV

A Associação Piauiense de Municípios (APPM), por meio da Escola dos Municípios, e em parceria com a Secretária de Estado do Planejamento (SEPLAN), concluiu,  na tarde de ontem (05), o módulo B do curso de capacitação em SICONV (Sistema de Convênios de Ministério do Planejamento). O curso foi realizado no Tribunal de Contas do estado (TCE) e contou a participação de 50 técnicos municipais, que na oportunidade trocaram experiências e colocaram em prática o projeto formulado no primeiro módulo do curso.     

O presidente da APPM, Gil Carlos, fala da importância do curso para a realização de investimentos. “O curso é uma  porta de entrada para que os municípios consigam a liberação de recursos para realização de obras. Essa é uma capacitação completa que permitirá brevemente instalarmos em cada município uma sala de convênios. Para que cada município tenha um órgão especializado em elaboração de projeto, execução e prestação de contas”, afirma.

O curso em SICONV tem como objetivo  desburocratizar e dar mais transparência às transferências voluntárias da União para os estados, municípios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos. Essas transferências podem ser realizadas através de convênios, contratos de repasse e termos de parceria.   

O superintendente de projetos da Seplan, Marcos Guilherme, explica que a segunda fase do curso consiste no acompanhamento dos registros do convênio. “Durante esse módulo, os técnicos aprenderam a registrar a licitação, cadastrar o contrato das empresas vencedoras da licitação,  incluir os documentos de liquidação no sistema (nota fiscal, recibo) e realizar o pagamentos dos insumos”, concluiu

O módulo C do curso de capacitação em Siconv está previsto para acontecer entre os dias 29 e 30 de Novembro.

Fonte: Ascom APPM

 

 


05 de Outubro de 2017 12:39

APPM

Associação Piauiense de Municípios - APPM

  • Atendimento de segunda a sexta entre 7:30 - 13:30.
    Av. Pedro Freitas, 2000 - Vermelha, Teresina - PI, CEP: 64018-900
  • Telefone: (86) 2107-7944 / 2107-7919
  • E-mail: institucional@appm.org.br

Desenvolvido por STS Informática